Nota musical - WhatsApp Image 2020-06-01 at 11.23.57

Escola de música resgata crianças carentes na Paraíba

Conheça mais um exemplo de pessoas que estão fazendo a diferença, tentando trazer alento a quem precisa, neste difícil momento

“Chorai com os que choram, alegrai-vos com os que vos alegra. E se tu vês a dor de alguém e tu não sentes essa dor, tu não serves para viver”. Foram com essas palavras bíblicas que a voluntária Lauricéia Teixeira explicou a motivação para conduzir o projeto social Uma nota musical que salva, realizado no bairro de Mandacaru, em João Pessoa (PB).

Acompanhando Lauricéia na importante missão de tirar crianças e jovens da rua e afastá-los das drogas, por meio da música, estão colegas do Banco do Brasil, entre eles os aposentados Severino Antônio Oliveira Lima, associado da ANABB, e sua esposa, também do BB, Marta Patriota Oliveira.

Sediado na periferia de João Pessoa, o projeto atende crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que são motivados a conhecer o universo da música, ler partituras, tocar instrumentos musicais e acabam ganhando um novo sentido para viver com esperança de um futuro melhor.

A escola de música gratuita possui cerca de 30 alunos fixos, que dependem do voluntariado e de doações para que as lições tenham continuidade. Por contar com a participação de colegas do Banco e associados da ANABB, o Instituto Viva Cidadania (IVC) contribuiu com a doação de 100 cestas básicas. As doações foram de extrema importância para ajudar famílias que realmente estavam sem alimento em casa.

“O projeto social sobrevive de doações e quando não temos o suficiente, tiro do meu orçamento para pagar a água ou a luz da sede da entidade. Cada criança traz uma história diferente de dentro de casa. Tem família que precisa de leito em hospital e nós corremos para ajudar. Outras precisam de medicamento para uma enfermidade, corremos atrás disso também. Hoje, várias não têm o que comer, mal conseguem pagar o aluguel e estamos orientando a buscarem o auxílio emergencial. Se eu estiver preparando o almoço da minha família e uma criança, um pai ou uma mãe da comunidade vierem me pedir ajuda, paro tudo e vou ajudar”, disse Lauriceia.

Em um discurso emocionado, ela também se lembrou das contribuições dos colegas do Banco. “Já usamos muito o carro do Sebastião para arrecadar alimentos e fazer doações”.

Neste momento de pandemia, mesmo de longe, você pode contribuir para que o projeto social continue salvando vidas.  Doe também:
Projeto Uma Nota Musical que Salva
CNPJ 14.214.196/0001-21
Endereço: Rua General Rego Barros, 294, bairro Mandacaru, João Pessoa (PB).
Caixa Econômica
Agência 0904
Operação 013
Conta poupança: 23.285-4.
Informações: 83 98726-2473

 

MAIS SOBRE O PROJETO

Fundado, inicialmente, na pequena garagem da casa de Lauricéia Teixeira, a escola de música Uma nota musical que salva surgiu em agosto de 2011, com apenas 20 crianças. Hoje, possui sede própria e mais de 130 já foram musicalizadas.

Para as crianças que vivem em uma área de risco, a ação social traz resultados bem positivos, pois permite que elas se comportem melhor na coletividade, criem laços de amizade e alcancem expressivo rendimento escolar.

A ideia do projeto nasceu da iniciativa em ajudar famílias carentes de Mandacaru a conseguirem remédios e atendimento público, e auxílio àquelas mães que perdiam seus filhos em virtude da criminalidade e precisavam enterrá-los. “Eu via o sofrimento das mulheres que tinham os filhos mortos porque eles tinham se envolvido com o crime, e a partir daí pensei em uma ação que trabalhasse a prevenção, que tirasse essas crianças das ruas”, lembrou Lauriceia.

O projeto oferece aulas de violão, violino e instrumentos de sopro – como clarinete, sax, precursão e flauta, todos doados ou cedidos pelo poder público e a iniciativa privada.

Comments are closed.