O Instituto VIVA CIDADANIA tem a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) como instituidora. Por mais de 20 anos, a ANABB realizou diversas ações relacionadas à promoção social e ao voluntariado. Com essas iniciativas, milhares de famílias e centenas de comitês apoiados receberam contribuições que trouxeram alento, provisão e apoio à profissionalização e a diversos tipos de terapias que promovem melhor qualidade de vida para muita gente.

Tudo começou em 1993, quando a ANABB lançou o programa “Brasil Sem Fome”, que apoiou, por meio de parcerias, a campanha da “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, idealizada por Herbert de Souza, o Betinho. Na época, os funcionários do Banco do Brasil criaram cerca de 2.400 Comitês de apoio à campanha idealizada pelo sociólogo. A ANABB patrocinou a confecção de camisetas com a marca “cidadania” para que os Comitês pudessem vender e reverter a quantia arrecadada para projetos de combate à fome. Diante da oferta de ajuda de seus associados e do potencial de voluntariado dos Comitês, a Associação começou a intermediar a doação de recursos para projetos de cidadania.

 

Em 2007, o programa “Brasil Sem Fome” foi reformulado e passou a ser conhecido como “Programa ANABB Cidadania”. Com o programa, cerca de 120 comitês foram beneficiados, mais de 60 projetos premiados em cinco edições do Prêmio Cidadania e mais de R$ 1,5 milhão investido em projetos sociais em todo o país. 

Para que o incentivo às ações sociais tivesse maior capilaridade e que os recursos fossem administrados de forma independente, em 4 de setembro de 2013, foi criada a Associação Brasileira para o Exercício da Plena Cidadania, o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), entidade que tem a ANABB como instituidora e mantenedora, agrupando assim, as melhores práticas de incentivo à promoção social e ao voluntariado dos funcionários do Banco do Brasil.