lixo 1 - WhatsApp Image 2020-05-14 at 13.30.33

Catadores de reciclável de Roraima necessitam de ajuda

Movimento solidário para a compra de mantimentos pode beneficiar mais de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social

Neste momento delicado em que o país enfrenta, por conta da pandemia do novo coronavírus, toda uma cadeia econômica está afetada. E esse reflexo negativo está atingindo praticamente todas as classes de trabalhadores, em especial os informais, que, com o isolamento social, não conseguem uma renda suficiente para se sustentar.

E é justamente esse cenário delicado e preocupante pelo qual estão mais de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social, no estado de Roraima, integrantes de associações de catadores do estado. Essas pessoas estão vivendo com a falta do básico, dependendo, neste momento, da solidariedade de outras pessoas.

Diante desse grave cenário, a ANABB e o IVC doaram 100 cestas básicas para o FELC – Fórum Estadual do Lixo e Cidadania de Roraima – que fará a destinação para três associações de catadores no estado. São elas: Associação de Catadores Terra Viva, Associação Global de Catadores de Boa Vista e Associação de Catadores Cata Tudo.

E essa ajuda amenizará, pelo menos um pouco, a situação de penúria alimentar dessas pessoas. “A situação de muitas famílias de catadores se agravou muito com a pandemia, pois, com a paralização das atividades, eles perderam praticamente a única fonte de renda que possuíam”, destacou o presidente da FELC, José Evaldo Correia.

Agora contamos com você, pois esse movimento, essa corrente em prol do social, não pode parar. Mais famílias precisam urgentemente ser beneficiadas. Para isso, disponibilizamos as contas das Associações de Catadores atendidas pelo Fórum Estadual. Contribua com qualquer valor e ajude essa importante mobilização de arrecadação de recursos, que serão revertidos na compra de mais alimentos para os catadores.

Entidade: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Terra Viva
Responsável: Ludimila Castro da Silva – Presidente
CPF: 009.043.532-06
RG: 245.121 SSP/RR
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3905
Operação: 013 – Poupança
Conta: 12367-6

Entidade: Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Boa Vista
Responsável: Maria Izabel de Souza Vasconcelos – Presidente
Banco: Caixa Econômica Federal
CPF:601.653.592-34
RG: 162570 SSP/RR
Agência: 2500
Operação: 001 – Conta Corrente
Conta: 106961-6

Entidade: Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Estado de Roraima Cata Tudo
Responsável: Raimundo Lucas dos Santos – Vice-presidente
CPF: 141.611.092-53
RG: 1691052 SSP/PA
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0653
Operação: 013 – Poupança
Conta: 48977-0

APOIO PSICOLÓGICO

Além da ajuda com a compra de alimentos para contribuir na questão da subsistência, a FELC, as associações conveniadas e os parceiros locais estão alinhados para a implantação do projeto “Cata Amor”. Trata-se de um apoio social e psicológico para as famílias dos catadores. Uma verdadeira ajuda humanitária para essas pessoas necessitadas que, pela questão da perda de renda, podem ter sido afetadas em questões de convívio social e psicologicamente.

SOLIDARIEDADE QUE VEM DO LIXO

O FELC – Fórum Estadual do Lixo e Cidadania de Roraima – é um órgão que conta com apoio de voluntários do Banco do Brasil e de diversas entidades e instituições de Roraima, dentre elas o Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Funasa, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Bem Estar Social, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dentre outros.

O Fórum desenvolve importante trabalho na destinação de resíduos, proteção do meio ambiente e responsabilidade social. E essa importante atuação em prol do social foi demonstrada recentemente quando, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, conseguiu a retirada de famílias de catadores que viviam em situação degradante no lixão de Boa Vista. Atualmente, o FELC auxilia três associações de catadores, com aproximadamente 150 famílias associadas e beneficiadas.

Comments are closed.