foto-7 (6)

Cooperativa de reciclagem modelo do DF inaugura novos espaços

O Instituto VIVA CIDADANIA apoiou financeiramente o projeto

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, as novas instalações da Associação Recicle a Vida, que é considerada modelo em cooperativa de reciclagem no Distrito Federal. A entidade recebe o apoio do Instituto VIVA CIDADANIA. O presidente do IVC e vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna participou da cerimônia, juntamente com outras autoridades do Distrito Federal. Cerca de 200 pessoas acompanharam o evento.

Entre os participantes estavam o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Ronaldo Nogueira; a ex-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia; os representantes do Serviço de Limpeza Urbana do DF, Francisco Mendes e Andreia Portugal; a presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF), Aline Sousa da Silva e o presidente da Cooperativa Recicle a Vida, Cleusimar Alves. Além desses, diversas autoridades ligadas ao Governo do Distrito Federal e representantes de outras empresas parceiras da Recicle a Vida, também estiveram presentes. A convite do IVC, a Orquestra do Instituto Reciclando Sons fez a abertura da cerimônia e animou os presentes com exuberante apresentação.

Douglas Scortegagna ressaltou aos presentes o papel do IVC e a importância dos trabalhos realizados pelos profissionais que trabalham na Associação Recicle a Vida. “Temos consciência que os catadores e catadoras tiram a sobrevivência e o sustento daquilo que descartamos e jogamos fora. Eles conseguem transformar tudo em recursos para a sua sobrevivência e o que seria de nós, sem esse trabalho. É com muita satisfação e orgulho que apoiamos o trabalho da Recicle a Vida, pois sei que os recursos disponibilizados são muito bem empregados, gerando empregos e renda para muitas famílias”, disse.

Com o apoio do IVC, a Associação irá oferecer no espaço cursos de Educação Ambiental para alunos de escolas públicas e profissionalizantes para os catadores e seus familiares, criando oportunidades de geração de trabalho e renda.

A Associação Recicle a Vida funciona em Ceilândia, uma das regiões mais carentes do Distrito Federal. Ela tem a missão de promover ações educativas que ampliam a consciência ambiental e contribuem para a inclusão social dos assistidos, por meio da geração de renda com atividades sustentáveis, como a coleta seletiva do lixo, de forma simples e prática. Com os novos equipamentos recebidos, a cooperativa espera agregar valor na comercialização dos materiais, assim como gerar aumento na renda dos catadores.

Comments are closed.