José Roberto, presidente do Comitê Betinho, e o presidente do IVC conferem a qualidade da água depositada na cisterna

IVC inaugura milésima cisterna no Piauí

Projeto apoiado pelo Instituto chegou à importante marca no início de maio

Aconteceu na última sexta-feira (10/5), na zona rural de Piripiri/PI, a entrega da milésima cisterna para moradora de assentamento daquela região. Essa importante marca é fruto da parceria entre o Instituto VIVA CIADANIA (IVC), a Ação da Cidadania Comitê Betinho de São Paulo e a Obra Kolping Estadual do Piauí. O projeto social, que busca amenizar as dificuldades sofridas por centenas de famílias, devido à falta de água no semiárido brasileiro, conta com o apoio financeiro do IVC que já patrocinou mais de 150 cisternas no nordeste brasileiro.

Estiveram presentes no evento, o presidente do IVC, que também é vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna; o diretor regional da ANABB no Piauí, Francisco Carvalho Matos; o presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira; a responsável pelo acompanhamento do projeto, Sandra Miranda; o coordenador estadual da Obra Kolping, Raimundo João da Silva; além de dezenas de pessoas da comunidade. Na oportunidade da entrega da cisterna, houve apresentação de repentista de cordel que retratou a importância das ações realizadas pelas entidades parceiras.

Para o presidente do IVC, Douglas Scortegagna, as cisternas representam dignidade e qualidade de vida para milhares de famílias. “O semiárido brasileiro necessita de mais ações como essa que asseguram dignidade, qualidade de vida e novas perspectivas para pessoas humildes e necessitadas”, disse Douglas.  E desejou: “Que cada gota de água que entrar nessas cisternas se transforme em milhões de litros de felicidade”.

As mais de mil cisternas entregues estão, agora, beneficiando aproximadamente 5 mil pessoas das comunidades rurais de Piripiri, Cocal, Pedro II, Esperantina e Lagoa do São Francisco. Com o reservatório, que possui capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água das chuvas ou de carros-pipas, é possível fazer uso do recurso hídrico nos períodos de seca. Outra grande vantagem é que as famílias não necessitam mais fazer longos percursos em busca de água em açudes, com baixa qualidade.

Atuação contínua
Horas antes da inauguração da milésima cisterna, o presidente do IVC e os representantes das entidades envolvidas nessa importante ação social, se reuniram, em um café da manhã, com a Vice-Governadora do Piauí, Regina Sousa (PT-PI). Na oportunidade foram apresentados os projetos que estão sendo realizados naquele Estado e as questões pertinentes à falta de água que ainda atinge grande parcela da população.

Comments are closed.