WhatsApp Image 2022-08-09 at 11.59.32 (1)

Projetos apoiados pelo IVC e ANABB formam alunos carentes pelo Brasil

Comitê de Sapucaia do Sul e Projeto Mãos Solidárias do DF finalizam o ano com a formação profissional de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

Crianças e jovens carentes do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal foram beneficiados em 2021 por dois projetos sociais apoiados pelo Instituto Viva Cidadania (IVC) e pela ANABB.  O resultado das ações foi a realização de formaturas para coroar o esforço de centenas de alunos que ganharam a oportunidade de ter um futuro melhor por meio da profissionalização.

“Os projetos apoiados pelo IVC e pela ANABB dão novas perspectivas de vida para quem mais necessita. Fechar o ano com bons resultados mostra que estamos atuando no caminho certo”, ressaltou o presidente em exercício do IVC, Haroldo Vieira.

FORMATURA NO DISTRITO FEDERAL

A jovem Sarah da Silva, 15 anos, e seu irmão, Davi da Silva, 12 anos, estão orgulhosos por terem finalizado o curso de informática básica no Instituto Mãos Solidárias. O projeto social atende jovens de baixa renda do bairro Sol Nascente, região muito carente do Distrito Federal, e formou cerca de 120 crianças da comunidade.

O Instituto Viva Cidadania teve papel relevante nesse projeto, pois contribuiu para a compra de equipamentos e computadores para as aulas de informática.

A ANABB e o IVC prestigiaram a formatura dos alunos nesta terça-feira (21) e acompanharam de perto o sorriso e a satisfação das crianças e jovens atendidos. Apenas em 2021, 3.500 famílias se beneficiaram com as ações do Mãos Solidárias.

De acordo com a vice-presidente do projeto, Amanda Neves, o objetivo é ampliar a atuação oferecendo cursos de eletricista, corte e costura, panificação e confeitaria entre outros. “Nossos polos de profissionalização, esporte e música recebem crianças, jovens e seus familiares que procuram uma oportunidade para buscar uma vida melhor diante de uma realidade difícil”, afirmou Amanda.

Para a diretora de projetos do Instituto Viva Cidadania, Graça Machado, o apoio do IVC aos projetos sociais fortalece o trabalho voluntário realizado por milhares de colegas do Banco do Brasil. “A história do Banco do Brasil é feita por homens e mulheres que se dedicam ao voluntariado e às causas sociais”, destacou.

FORMATURA EM SAPUCAIA DO SUL

O Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul (RS), que recebe recursos do IVC no Programa Liberdade Responsável, realizou um encerramento simbólico, na última quinta-feira, (16), dos cursos de serralheria, caldeiraria, elétrica, padaria, confeitaria, oficinas de artesanato, beleza e inclusão digital.

Mesmo com o encerramento previsto para o final de março, com aulas online e revisão dos conteúdos na reta final, a entrega dos certificados para 84 alunos carentes, agora, representa uma nova perspectiva de vida com a facilitação do ingresso no mercado de trabalho. Até o final de 2019, mais de 3.700 pessoas já foram formadas nos cursos oferecidos pelo Comitê.

Participaram da cerimônia dos cursos de 2021: o direg da ANABB, Maximiliano Bernardes; a gerente do BB de Sapucaia do Sul e conselheira fiscal do Comitê, Sinara Mesa; o comandante do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Gláucio Costa; o gerente de relacionamento da agência Sapucaia, Volmir Adolfo Jung; o Secretário do Trabalho no município, Cleber Rachel; e o Prefeito Municipal: senhor Volmir Rodrigues.

Comments are closed.