Dourados WhatsApp Image 2020-06-03 at 17.55.01

Voluntários prestam apoio social aos povos indígenas de Dourados (MS)

Com avanço da Covid-19 em aldeias, colegas da AABB se mobilizam para arrecadar mantimentos e amenizar a situação precária dessa população

Em uma verdadeira corrente do bem, colegas da AABB de Dourados (MS), empresários e instituições religiosas se mobilizaram em defesa das comunidades indígenas locais, população gravemente ameaçada pelo avanço da Covid-19.Somente na Reserva Indígena de Dourados, a maior do Estado com 15 mil índios, dados de boletins epidemiológicos recentes apontavam que 74 pessoas haviam sido infectadas com a doença.

As ações dos voluntários, direcionadas para a coleta de mantimentos, roupas e itens de higiene, visam amenizar a situação precária dessas aldeias que, em boa parte, carecem inclusive de água encanada. “Com a população indígena em situação vulnerável, diante do rápido avanço da doença, nos mobilizamos para levar alimentos e itens básicos de subsistência para mitigar esse triste cenário”, destacou Alcindo Machado, presidente da AABB de Dourados.

Apesar de todo o empenho dos voluntários, essa importante atuação social ainda esbarra em alguns dificultadores de logística e de arrecadação. Isso porque, temendo a contaminação de forma incontrolável, os órgãos estaduais e municipais envolvidos com a saúde indígena, decidiram remover em isolamento as pessoas atingidas pela pandemia. “A Igreja Católica acolheu os índios infectados em um local específico, evitando ainda mais a disseminação do vírus na comunidade, mas, com a cidade de Dourados se tornando um dos locais mais críticos em termos de pessoas infectadas, o cenário futuro e as ações sociais ainda são incertos”, destacou Alcindo, que também é associado da ANABB.

Para contribuir com essa importante mobilização em prol dos indígenas, que estão vivendo em situação de extrema vulnerabilidade social, a ANABB e o IVC decidiram doar 100 cestas básicas para a AABB de Dourados destinar a quem mais precisa no momento.

Contribua você também! Faça um depósito de qualquer valor na conta da entidade, que será revertida para a compra de mantimentos para os povos indígenas. A sua solidariedade tem o poder de mudar toda uma realidade!

BANCO DO BRASIL
AABB – Associação Atlética Banco do Brasil de Dourados/MS
CNPJ: 03.617.610/0001-27
Agência: 3153-4
C/C: 10.025-0

Comments are closed.