Caiçara 0 - WhatsApp Image 2020-05-29 at 12.49.35 (1)

Comunidades pesqueiras do Ceará precisam de sua ajuda

Presbítero aposentado do BB contou com o apoio da ANABB e do IVC para ajudar trabalhadores do setor de turismo impactados pela pandemia

Caridade, trabalho e justiça são três palavras presentes em toda a vida do funcionário aposentado do Banco do Brasil, sócio da ANABB, e presbítero da Paróquia de Icapuí, litoral do Ceará, Antônio Lopes de Lima. Padre Lopes como é conhecido na região, desde menino, tem o voluntariado presente em sua vida. O aposentado conseguiu ao longo de sua trajetória conciliar o trabalho no banco e a vocação religiosa. Algo que nunca foi fácil.

“Na verdade acho que nunca conciliei, fui vivendo. Assim, segui toda a minha vida laboral. Como funcionário do banco, trabalhava o dia inteiro, e, ao final do expediente, seguia para a paróquia para rezar a missa. Às vezes até chegava atrasado, mais os fiéis sabiam onde estava. Além disso, era sindicalista, liderava as greves e lutava por melhores condições para a categoria. Os bancários me conhecem mais por essa luta, do que como padre”, relata Padre Lopes. “Assim, fui vivendo até me aposentar do BB, após 36 anos de dedicação”, completou.

Há 20 nove anos, o pároco fundou a Associação Caiçara de Promoção, que fez a diferença na vida de toda a comunidade local. Junto com parceiros, é desenvolvido, no litoral cearense, um trabalho de fortalecimento das comunidades pesqueiras, com o incentivo do turismo comunitário na região. Este trabalho possibilita a geração de renda para as famílias locais.

O problema agora é que, com a pandemia, o turismo está em queda e, com isso, renda das comunidades litorâneas caíram de maneira drástica. “Muitos trabalhadores do turismo estão passando dificuldades, famílias inteiras que dependia direita ou indiretamente do setor ficaram mais vulneráveis com a pandemia”, informou Padre Lopes.

Sensibilizados com a situação, a ANABB e o Instituto Viva Cidadania realizaram uma doação de 100 cestas básicas para a Associação Caiçara de Promoção, para que esses trabalhadores possam ter o alimento à mesa. Agora convocamos todos os nossos associados, da região ou não para também ajudarem.

Contribua e ajude essas famílias de trabalhadores que tanto necessitam neste momento.

Veja como:

Razão social:  Associação Caiçara de Promoção Humana
CNPJ:  04.254.209/0001-32
Banco: 001 – Banco do Brasil
Agência: 3879-2
Conta Corrente: 8.044-6

ASSOCIAÇÃO CAIÇARA DE PROMOÇÃO

A Associação Caiçara de Promoção Humana tem como missão contribuir para a transformação da sociedade, de forma organizada, participativa, ativa e crítica, nas dimensões sócio-cultural-econômica-política e ambiental, na afirmação de ideias e valores, possibilitando uma sociedade diversa, justa e solidária.

As experiências mais importantes que a organização acumula residem em promover o turismo comunitário e sustentável há 17 anos, tida como referência para o estado do Ceará, da qual vem acompanhando a Rede de Turismo Comunitário do Ceará – Rede Tucum.

Comments are closed.