Banho solidário 1

Projeto apoiado pelo IVC realizará ação com moradores de rua

Iniciativa oferece à população em situação de rua kits com escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo e toalhas descartáveis

Na próxima sexta-feira, dia 25 de outubro, projeto apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC) realizará uma ação no Núcleo Bandeirante, com expectativa de serem atendidas em torno de 20 pessoas em situação de rua. O projeto é mantido pela Villa Samaritana e foi inaugurado no último dia 5 de outubro, quando outras 20 pessoas foram atendidas na região do Ceasa, em Planaltina (DF). Em cada ação, os moradores de rua recebem kits contendo: escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo, toalhas descartáveis e roupa limpa.

Por meio do projeto, é disponibilizada uma carretinha com instalações hidráulicas na qual é possível à população atendida tomar um banho e fazer sua higiene. O IVC forneceu apoio com a instalação e montagem do equipamento. Outras entidades parceiras se somam à iniciativa, distribuindo, por exemplo, alimentos para os beneficiados. Em algumas oportunidades, colaboradores voluntários oferecerão cortes de cabelo e de barba. A intenção é que a ação se torne o mais consistente possível, de modo a contribuir para uma melhor qualidade de vida e dignidade às pessoas atendidas.

Pelo cronograma do projeto, haverá a realização de uma ação por mês na região do Ceasa, em Planaltina; outra a cada mês no Núcleo Bandeirante e duas em Sobradinho. A Villa Samaritana também busca neste momento a arrecadação de roupas para repasse aos moradores de rua. Previamente à cada ação, a população a ser beneficiada é avisada por duas vezes (uma semana antes e na antevéspera da ação). Se a pessoa mostrar interesse em deixar a situação de rua, ela é encaminhada para o Centro de Recuperação da Villa Samaritana, localizado no Córrego do Arrozal, com internação exclusiva para moradores de rua homens e maiores de idade.

“Nós buscamos a reintegração social destas pessoas de maneira digna, falando de Jesus e cooperando para que encontrem novas oportunidades de trabalho ou retornem para seus lares. Para isso, trabalhamos no combate às drogas, transformação comunitária e promoção de cultura, esporte e lazer para as crianças”, informa o pastor Gustavo Martins Simão, presidente da Villa Samaritana. “Toda grande árvore um dia foi semente. Se mantivermos nosso foco firme e permanecermos caminhando de forma perseverante, alcançaremos os sonhos de Deus para nós”, completa ele.

Comments are closed.