Projeto apoiado pelo IVC é finalista do Prêmio Innovare

O projeto atende detentos da Penitenciária Estadual de Maringá e é um dos assistidos pelo Instituto VIVA CIDADANIA desde 2014

O projeto Visão de Liberdade do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá/PR é um dos finalistas do Prêmio Innovare deste ano, considerada a premiação mais representativa da Justiça brasileira. O projeto atende detentos da Penitenciária Estadual de Maringá e é um dos assistidos pelo Instituto VIVA CIDADANIA desde 2014.

A iniciativa está entre as 12 selecionadas do Innovare, entre 710 práticas inscritas. O projeto concorre nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de dezembro.

Desde 2004, detentos confeccionam livros digitados para impressão em braille, livros falados, materiais em relevo, maquetes e jogos adaptados, entre outros materiais que são encaminhados para os alunos cegos de escolas públicas. O material é distribuído em 127 municípios do Paraná atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Os detentos já produziram, até este ano, mais de 84 mil materiais didáticos em relevo, 453 livros e 54 apostilas digitados, 126 livros falados e 12 apostilas – com tiragem de 175 cópias cada. Além dos municípios atendidos pelo CAP, o projeto envia materiais para todo o Brasil, inclusive para uma biblioteca pública da cidade de Sobreda, em Portugal.

Clique aqui e veja uma matéria do jornal local sobre a participação do projeto na premiação. 

Comments are closed.