ianuguração lendo com crianças

Biblioteca comunitária é inaugurada no Rio com o apoio do IVC

Espaço presta homenagem à escritora Carolina de Jesus e funciona em comunidade do Complexo do Chapadão, área de extensos conflitos entre policiais e traficantes

O Comitê Elos da Cidadania, que conta com o apoio do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), braço social da ANABB, inaugurou a Biblioteca Comunitária Carolina de Jesus no último dia 10/08 na comunidade Criança Esperança, localizada no Complexo do Chapadão, em Anchieta, ponto de extensos conflitos entre policiais e traficantes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A biblioteca oferecerá à comunidade conhecimento e espaço para leitura, convivência e lazer, buscando integrar as pessoas em um mundo mais cidadão e menos desigual. Como na frase dita por uma menininha ao final da cerimônia de inauguração: “obrigada por trazer uma biblioteca pra gente”.

O terreno que recebeu a biblioteca foi doado em 2006 pela líder comunitária Luiza da Penha Barreto (ela morava no imóvel). O IVC apoiou a construção da biblioteca com recursos para a obra. Já o acervo foi doado pelo Comitê Elos da Cidadania. Foi Luiza quem escolheu o nome da escritora Carolina de Jesus para ser homenageado pela iniciativa. Carolina de Jesus nasceu em São Paulo em 1914, foi empregada doméstica e catadora de materiais recicláveis e publicou livros inspirados em sua vida, os quais alcançaram reconhecimento e sucesso.

Comments are closed.