Foto 12 - Controle da Produção

IVC muda realidade de comunidade no RN

Apoio do Instituto em projeto de produção de polpa de frutas aumentou consideravelmente a capacidade produtiva e a renda de dezenas de famílias de Apodi

Incentivar o empreendedorismo e otimizar a oportunidade social estão entre as finalidades do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC). Esses importantes propósitos se concretizaram, recentemente, em resultados positivos na zona rural de Apodi/RN. Graças ao apoio financeiro do Instituto em projeto de produção familiar de polpa de frutas, daquela região, a capacidade produtiva anual aumentou de 10 para 100 toneladas, contribuindo para o desenvolvimento local e no aumento da renda das famílias beneficiadas.

O IVC auxiliou na compra de uma câmara fria, para a armazenagem de frutas e de polpa de frutas; e de um túnel de congelamento rápido das polpas. Os maquinários, além de impulsionarem a produção, contribuiu para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva com potencial pouco explorado, até então, por pequenos agricultores, por meio do beneficiamento das frutas e do rápido congelamento das polpas.

O projeto apoiado pelo IVC é tocado pela Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte (COOAFARN), que engloba outras nove cooperativas de produção de alimentos. A cooperativa, que também recebe apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e possui certificação junto ao Ministério da Agricultura, após o incremento do maquinário, recebeu a adesão de novos agricultores, aumentando ainda mais o leque de famílias beneficiadas.

Para o presidente do IVC, que também é vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, o auxílio do Instituto traz novas perspectivas para as famílias carentes de Apodi/RN. “É gratificante perceber que com pequenas atitudes podemos mudar a realidade de toda uma comunidade rural, aumento significamente a sua produção, trazendo mais qualidade de vida para as famílias”, destacou.

Comments are closed.