Portal Interno - premioTS

FBB entrega premiação para as melhores tecnologias sociais

O Prêmio de Tecnologia Social tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir as iniciativas

Aconteceu na noite desta quarta-feira (16/10), em Brasília/DF, a cerimônia de premiação das iniciativas vencedoras do Prêmio de Tecnologia Social 2019 promovido pela Fundação Banco do Brasil. Cerca de 600 convidados participaram do evento, entre eles, representantes do Governo Federal, da diretoria executiva do Banco do Brasil, membros do Conselho Curador, do Conselho Fiscal e funcionários da Fundação BB e do Banco do Brasil. O vice-presidente de Comunicação da ANABB e presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, participou da cerimônia.

Entre as autoridades presentes estavam a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro; o ministro da Cidadania, Osmar Terra; o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes; o presidente da Fundação BB, Asclepius Soares; o presidente da BB Tecnologias e Serviços, João Vagnes de Moura Silva, entre outras autoridades. Representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Unesco no Brasil também marcaram presença.

Na cerimônia, que também comemorava a 10ª edição do Prêmio de Tecnologia Social, o presidente da Fundação BB, Asclepius Soares lembrou para os presentes como a premiação tem sido importante para o desenvolvimento do País. “A temática é importante. As tecnologias sociais têm seu valor. Elas provam que existem muitas maneiras de resolver problemas complexos, de maneiras simples, e um exemplo é o soro caseiro, as cisternas de placas implementadas semiárido brasileiro. E é por isso que a tecnologia social é apaixonante”, disse.

O Prêmio de Tecnologia Social tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional.

Nesta edição foram 24 finalistas, sendo 21 brasileiras e três finalistas do exterior. As categorias nacionais foram: Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital; Educação; Geração de Renda e Meio Ambiente e as premiações especiais: Mulheres na Agroecologia, Gestão Comunitária e Algodão Agroecológico e Primeira Infância. A categoria Internacional foi destinada a iniciativas da América Latina e do Caribe. A premiação recebeu 801 inscrições. Dessas, 123 tecnologias sociais passaram a fazer parte da plataforma digital Transforma (transforma.fbb.org.br), que abriga as iniciativas certificadas nas dez edições do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação BB. A Transforma foi remodelada a partir do antigo Banco de Tecnologias Sociais (BTS).

Todas as tecnologias sociais premiadas foram desenvolvidas por organizações sociais, instituições de ensino e pesquisa e prefeituras, com a participação da comunidade e com grande potencial de promover transformações sociais.

Clique aqui e conheça as tecnologias sociais premiadas

Comments are closed.