Sapucaia 2018-005

Projeto apoiado pelo IVC forma 100 alunos em Sapucaia do Sul

Alunos concluíram curso de capacitação profissional e estão aptos para o mercado de trabalho

O ano de 2019 promete ser de novas perspectivas para 100 alunos dos cursos profissionalizantes do Comitê de Sapucaia do Sul. Isso porque eles terminaram as aulas de caldeiraria, serralheria, informática e padaria e receberam a tão sonhada certificação. A formatura aconteceu, na última sexta-feira (07/12), no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) para mais de 400 pessoas presentes entre familiares, apoiadores da iniciativa, e pessoas da comunidade. O presidente do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), e vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, participou da solenidade.

Compuseram a mesa de autoridades, além do presidente do IVC, o diretor regional da ANABB RS-45, Valmir Canabarro; o conselheiro deliberativo do IVC, Celson Matte; o coordenador do conselho de usuários da Cassi no RS, Ricardo Maeda; a presidente do Comitê da Cidadania, Nara Clebia Morais Recktenwald; o conselheiro fiscal do comitê, Valério Gobatto; a tesoureira do comitê, Lorena Bagnara; e o vice-presidente do comitê, Hélio Chenet.

O IVC é um dos apoiadores do projeto “Formação Profissional e Cidadania”, da Associação Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul na categoria Liberdade Responsável. As aulas do projeto são ministradas de fevereiro a dezembro, com carga horária total de até 1920 horas, para adolescentes e jovens em situação de risco social de 14 a 24 anos.

Vale destacar que o curso, que possui a chancela do Ministério do Trabalho, encaminha boa parte dos alunos, que possuem idade adequada, para o mercado de trabalho. Na turma de 2018 recém formada, cerca de 33 pessoas já terão essa oportunidade de trabalhar no próximo ano.

Para o presidente do IVC, Douglas Scortegagna, a qualificação que esses jovens recebem pode ser um verdadeiro divisor de águas. “O Comitê de Sapucaia desenvolve há anos esse importante trabalho social que para muitos jovens poderá ser a grande virada nas suas vidas a partir desse momento”, destacou.

A responsável pelo projeto, Nara Clebia Morais, funcionária aposentada do BB e coordenadora do Comitê, há 25 anos, destacou entusiasmada a importância do apoio do IVC. “Sou muito grata ao IVC por acreditar nesse projeto e por nos auxiliar na formação de, em média, 100 alunos por ano. E se não fosse essa ajuda nosso curso certamente perderia em qualidade”, finalizou a dirigente que, em comemoração aos 25 anos da entidade, recebeu troféu do IVC.

O curso profissionalizante do Comitê de Sapucaia do Sul já formou mais de 3.200 alunos com certificados desde 1996.

 

Comments are closed.