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ANABB e IVC apoiam campanha A Fome Não é Fake

Campanha integra a iniciativa Natal Sem Fome, que busca arrecadar este ano 2 mil toneladas de alimentos para a população em situação de grave vulnerabilidade econômica e social

O Brasil vive atualmente o agravamento das condições de vida das pessoas mais vulneráveis em termos econômicos e sociais. Apenas cinco anos após deixar o Mapa da Fome, relatório criado em 1990 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e que reúne os países com mais de 5% da população em situação de insegurança alimentar, a grave crise enfrentada pelo Brasil joga uma parcela significativa de pessoas de volta à pobreza.

Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da ONG ActionAid Brasil, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstra que a fome atinge hoje 11,7 milhões de brasileiros, o que corresponde a 5,6% da população. Ou seja, de acordo com estes dados, o Brasil já estaria novamente no Mapa da Fome.

Mas a situação pode ser ainda pior. Um levantamento da LCA Consultores, realizado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, mostra que o número de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil passou de 13,3 milhões, em 2016, para 14,8 milhões em 2017, o que equivale a 7,1% da população.

“Quem tem fome tem pressa”, dizia o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Assim, o comitê Ação da Cidadania lança mais uma vez a campanha Natal Sem Fome, criada em 1993 por Betinho, fundador da organização, e que este ano se chamará A Fome Não é Fake. O objetivo é arrecadar 2 mil toneladas de alimentos. “A crise dos últimos anos tem feito com que a situação de milhares de brasileiros tenha piorado”, enfatiza Daniel de Souza, coordenador executivo do comitê Ação da Cidadania. Entre os itens que poderão ser doados, estão arroz, feijão, macarrão, azeite, açúcar e fubá.

ANABB e IVC são parceiros da campanha #AFOMENAOEFAKE

A ANABB e o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC) abraçaram mais uma vez a causa. O papel dos diretores regionais da Associação e a ação solidária dos associados serão imprescindíveis novamente para que a mobilização obtenha bons resultados. Em 2017, mais de 62 toneladas de alimentos foram arrecadadas com o apoio da ANABB somente nos pontos organizados pelos diretores regionais, mobilizados pela Associação e pelo Instituto VIVA CIDADANIA. Em todo o país, a campanha arrecadou aproximadamente 900 toneladas de alimentos.

ANABB e Instituto VIVA CIDADANIA ainda arrecadaram R$ 55.723,01 em recursos financeiros, doados por 638 associados. Os valores correspondem a 57.375 pratos cheios, conforme o simulador da campanha. De acordo com Daniel de Souza, a participação de ambas as instituições foi decisiva para a superação da meta nacional. “Vimos que, mesmo com a crise financeira que o país atravessa, o povo brasileiro continua solidário. Infelizmente, o país está voltando para o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas, e cabe à sociedade toda se envolver em causas como essa para evitar que isso aconteça”, ressaltou o coordenador.

Douglas Scortegagna, presidente do IVC e vice-presidente de Comunicação da ANABB, destaca que, ainda em 1993, quando a Ação da Cidadania foi lançada, a ANABB também inaugurou seu primeiro programa social, o Brasil Sem Fome, inspirado exatamente no trabalho social de Betinho. “Fortalecemos nossa atuação e ampliamos o programa para atender todas as carências enfrentadas para o pleno exercício da cidadania, como a educação, a profissionalização e a ressocialização. Afinal, este é o objetivo da existência do IVC. Até por isso, não poderíamos ficar de fora dessa campanha”, avalia ele.

Vale lembrar que, em 1993, os funcionários do Banco do Brasil montaram cerca de 2.400 comitês de apoio ao movimento de Betinho. Em apoio à iniciativa, a ANABB também patrocinou a confecção de camisetas com a marca “cidadania” para que os comitês pudessem vender e reverter os valores arrecadados para projetos de combate à fome. O resultado foi uma arrecadação superior a R$ 1 milhão, em valores da época. Foi, inclusive, esta oferta de ajuda de seus associados e o potencial de voluntariado dos comitês que incentivaram a ANABB a intermediar, desde então, a doação de recursos financeiros para projetos de cidadania.

Para Reinaldo Fujimoto, presidente da ANABB, quanto maior o número de entidades e cidadãos apoiando a iniciativa, mais o resultado poderá ir além do estimado e atender a um maior número de famílias que se encontram em situação de fome. “Para o ser humano dar conta de qualquer atribuição, inclusive a de buscar o sustento de sua família ou garantir o pleno desenvolvimento das crianças, ele precisa estar alimentado. A solidariedade do funcionalismo do Banco do Brasil costuma ser bastante expressiva. Acreditamos no seu pleno engajamento na campanha, mais uma vez”.

Junte-se à ANABB e ao IVC e apoie a campanha #AFOMENAOEFAKE

Participe dessa corrente do bem e faça sua doação para alimentar milhares de famílias que passam fome em nosso país.

A campanha de fim de ano do Instituto VIVA CIDADANIA destinará os recursos arrecadados para compra de alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE, como está sendo chamada este ano a iniciativa Natal Sem Fome. Você poderá doar alimentos não perecíveis ou dinheiro.

Doações em dinheiro poderão ser feitas para a conta:

Banco do Brasil

Titular: Associação Brasileira Para o Exercício da Plena Cidadania (INSTITUTO VIVA CIDADANIA)

CNPJ: 19.320.594/0001-46

Agência: 3382-0

Conta corrente: 33.000-0

Atenção: Em caso de transferência por meio de DOC ou TED, informe o CPF no primeiro campo. Se você não for associado da ANABB, envie comprovante da sua doação por e-mail.

Em caso de dúvida, mantenha contato pelo e-mail instituto@vivacidadania.org.br ou pelo telefone (61) 3442 9634.

Sua doação é muito importante!

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