selo

Ações que buscam superação de dificuldades em comunidades vulneráveis precisam ser valorizadas

Projetos de promoção da qualidade de vida são imprescindíveis em um momento de aumento da pobreza e do desemprego no Brasil. O Prêmio CIDADANIA VIVA valoriza estas iniciativas

Em um ano importante de eleições, em que o Brasil vive uma grave crise institucional e econômica, voltando a figurar no ranking da extrema pobreza, é imprescindível a valorização de ações sociais que busquem fazer sua parte na superação das dificuldades enfrentadas por comunidades vulneráveis, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de indivíduos e coletividade.

Os índices de inflação controlada e de atividade econômica estável verificados no Brasil contrastam com o fato de os brasileiros estarem empobrecendo cada vez mais. Um levantamento da LCA Consultores, realizado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, por exemplo, mostra que o número de pessoas em situação de extrema pobreza no país passou de 13,3 milhões, em 2016, para 14,8 milhões, em 2017. O que significa um aumento de 11,2%. Ao mesmo tempo, a taxa de desocupação média dos brasileiros (que mostra o nível de desemprego) ficou em 12,7% em 2017, a maior registrada desde 2012.

2º Prêmio CIDADANIA VIVA, do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), valoriza ações que buscam reverter esta dura realidade socioeconômica, premiando projetos sociais de promoção da qualidade de vida em todo o país. “Os projetos premiados incentivam o exercício da cidadania e fazem toda a diferença na melhoria das condições de vida das pessoas beneficiadas. Nossa intenção ao valorizar estes projetos é incentivar a realização de ações com propósitos semelhantes em outras comunidades, de forma a espalharmos a solidariedade”, destaca o presidente do IVC, Douglas Scortegagna.

Na edição de 2018, 10 ações sociais foram selecionadas e receberão uma premiação total de R$ 100 mil, conforme a classificação alcançada, além de receberem o troféu do 2º Prêmio CIDADANIA VIVA. Uma comissão formada por cinco membros com experiência em julgamentos similares no terceiro setor ficou responsável por apontar os projetos vencedores (veja a lista abaixo). A ordem de classificação dos projetos será divulgada no próximo dia 18/9, na solenidade de entrega do prêmio, em Brasília (DF). NA ocasião será homenageado o cartunista Maurício de Sousa, pelo trabalho social realizado. No total, 67 ações sociais de 21 estados brasileiros enviaram projetos para concorrer ao prêmio.

 

SERVIÇO:

Entrega do 2º Prêmio CIDADANIA VIVA

Quando: às 20h do dia 18/09/2018

Onde: Auditório ParlaMundi da LBV

Endereço: SGAS 915 – Asa Sul, em Brasília/DF
Confira os 10 projetos finalistas no 2º Prêmio CIDADANIA VIVA, listados em ordem alfabética:

Entidade Projeto Cidade /UF
APABB – Núcleo Goiás Aprender para Superar Goiânia – GO
Associação Caminho de Emaús Projeto Beleza Bernadete Conceição do Araguaia – PA
Associação Comitê Elos da Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil Elos de Bibliotecas Rio de Janeiro – RJ
Associação Cultura e Desenvolvimento do Apenado e Egresso ACUDA Porto Velho – RO
Casa de Ismael – Lar da Criança Qualifica 164 Brasília – DF
Fundação Assistencial e Educacional Betel Fortalecendo Famílias Cruzeiro do Sul – AC
Instituto Reciclando Sons Doido pra Tocar Cidade Estrutural – DF
Livro de Graça na Praça Livro de Graça na Praça Belo Horizonte – BH
Movimento Pró-Criança Núcleo de Inclusão Digital Recife – PE
Organização Não Governamental IDE Ide Projetos Sociais Soledade – PB

Comments are closed.