Projeto apoiado pelo IVC realiza nova entrega de cisternas no interior do Piauí

O objetivo é que o projeto apoiado pelo IVC realize a instalação de mais 30 cisternas, totalizando 60, para famílias rurais de baixa renda

O Instituto VIVA CIDADANIA, em parceria com o Comitê Betinho, entregou, no final de fevereiro, mais 15 cisternas para as comunidades do semiárido piauiense.  Agora já são 30 cisternas entregues pelo projeto “Águas Transformam Vidas no Piauí”, que busca assegurar o acesso à água potável para famílias de baixa renda do estado. O objetivo é que o projeto apoiado pelo IVC realize a instalação de mais 30 cisternas, totalizando 60, para famílias rurais de baixa renda.

A entrega das novas 15 cisternas foi realizada nos municípios de Piripiri e de Lagoa de São Francisco, ambos no Piauí, nas comunidades de Açude Novo, Angical Barbosa, Angical dos Medeiros, Campestre e Nazaré. A outra metade foi entregue em novembro de 2017. Com o apoio do IVC, no total o projeto vai ajudar 60 famílias nordestinas.

Cada cisterna custa R$ 1.800,00 e armazena 16 mil litros de água da chuva ou dos carros-pipas, utilizáveis para beber e cozinhar. As cisternas estão sendo construídas em parceria com a Obras Kolping/PI.

O presidente do IVC, Douglas Scortegagna, ressalta a importância do trabalho realizado. “Temos tantos problemas estruturais que esquecemos que muita gente ainda vive sem água no interior do país. Matar a sede de crianças e idosos é um resgate de cidadania sem precedentes”, destaca Douglas.

Umas das beneficiadas com a instalação da cisterna foi a moradora da comunidade Açude Novo, Rose Maria de Oliveira. “Não tínhamos água para nada, andávamos em muitos lugares em busca de água, cerca de quatro à cinco quilômetros todos os dias. Hoje, estamos felizes com essa ajuda, que pra mim está sendo maravilhoso”, disse Rose.

O presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza, reforça que construção de cisternas já beneficiou mais de 4 mil famílias. “O que seria dessas famílias se não fossem os voluntários e parceiros que contribuem com os projetos sociais. A parceria com o IVC é de extrema importância para o nosso país”.  O Comitê já construiu mais de 700 cisternas até 2017.

Assista abaixo o vídeo da segunda etapa que mostra a de entregas das cisternas:

Veja mais na galeria

Comments are closed.