manter aa396935-55f3-4233-a69c-eda2ea05b1c9

Ajude a manter o lar de pessoas com necessidades especiais na Ceilândia (DF)

Abrigo Esperança fornece moradia, alimentação, medicamentos e assistência a 50 jovens e adultos de ambos os sexos e precisa do seu apoio

O Abrigo dos Excepcionais de Ceilândia, no Distrito Federal, mais conhecido como Abrigo Esperança, presta atendimento a 50 pessoas entre os 24 anos e os 73 anos de idade. A entidade fornece alimentação, moradia, assistência integral, cuidados médicos e odontológicos, fisioterapia, medicamentos, recreação e lazer aos abrigados. Alguns deles vivem ali desde que eram crianças.

“No início, na sua fundação em 1973, o abrigo atendia crianças excepcionais. Mas parte destas crianças não foi reintegrada à sociedade. Elas se tornaram adultas, estão envelhecendo aqui e o abrigo passou a ser seu lar permanente”, revela Daniel de Souza, administrador do Abrigo Esperança.

A entidade mantém uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, mas os recursos não são suficientes para fazer frente a todas as despesas. Assim, a entidade conta com contribuições espontâneas da comunidade para a manutenção do atendimento às pessoas com necessidades especiais.

“A medicação que nós precisamos não está disponível na rede pública. Então não temos outra alternativa a não ser comprar estes medicamentos controlados, porque nossos abrigados não podem ficar sem eles”, destaca Daniel de Souza.

O abrigo está localizado entre a Ceilândia Norte e o Setor P Norte e possui 34 funcionários para o atendimento de pessoas de ambos os sexos, com variados níveis de necessidades especiais físicas e intelectuais, inclusive deficiências múltiplas. Na maior parte dos casos, houve o afastamento entre os abrigados e suas famílias por abandono, negligência, violência ou orfandade.

De acordo com Daniel de Souza, o Abrigo Esperança foi criado logo após a fundação da Ceilândia, no contexto de uma campanha de erradicação de invasões de áreas urbanas implementada no Distrito Federal. Assim, acabou por absorver demandas sociais emergentes à época e por se constituir em órgão auxiliar do estado na oferta de serviços sociais direcionados às pessoas com necessidades especiais.

Em auxílio ao atendimento prestado pela entidade, o Instituto Viva Cidadania (IVC), com o apoio da ANABB, doou 100 cestas básicas para a alimentação das pessoas acolhidas. Devido à pandemia do novo coronavírus, as visitações ao abrigo foram suspensas, de modo a preservar a saúde dos abrigados – que estão entre os grupos de risco para a covid-19. Assim, com a pandemia, houve também a diminuição das doações realizadas pela comunidade.

O Abrigo Esperança necessita principalmente de medicamentos, alimentos, fraldas e produtos de higiene e limpeza como sabão, detergente e água sanitária, entre outros. Para obter mais informações sobre como colaborar com a sobrevivência das pessoas acolhidas, ligue para os telefones (61) 3585 1905 ou 3275-1396 ou então envie e-mail para abrigoaec@gmail.com. Também é possível ajudar doando qualquer valor para uma das contas abaixo:

Abrigo dos Excepcionais de Ceilândia (AEC) – Abrigo Esperança

CNPJ: 00.355.826/0001-73

Banco 001 – Banco do Brasil
Agência: 1004-9
Conta: 8.426-3

Banco 070 – BRB
Agência: 026
Conta: 607770-6

Faça a sua contribuição e ajude a manter a esperança!

Comments are closed.