SAPUCAIA 2019-3

Jovens concretizam sonho de um futuro melhor pelo trabalho

Projeto apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA prepara jovens e adolescentes em situação de risco social para o mercado profissional

Dar um futuro melhor a jovens por meio do crescimento profissional. Esse é o objetivo do projeto “Formação Profissional e Cidadã”, apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA, que promoveu a formatura de 117 alunos em cursos profissionalizantes de artesanato, padaria, caldeiraria, serralheria, elétrica e inclusão digital.

A formatura ocorreu no dia 06/12, em Sapucaia do Sul (RS), em um clima de emoção e felicidade para mais de 450 pessoas entre familiares e a comunidade. A cerimônia contou com a participação de Reinaldo Fujimoto (atual presidente do IVC) e de Celson Matte (presidente do Conselho Deliberativo).

Os alunos recém-formados possuem idades entre 14 e 18 anos e são de famílias de baixa renda do município de Sapucaia do Sul. Com a finalização dos cursos, eles serão encaminhados para o mercado de trabalho em busca da realização do sonho de terem uma profissão.

Desde 1996, o projeto Formação Profissional e Cidadã, conduzido pelo Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul, já formou mais de 3 mil alunos. Para a responsável pelo Comitê, Nara Clebia, o projeto possibilita “mudar a realidade desses jovens, permitindo a inserção no mercado de trabalho, graças ao apoio do Instituto VIVA CIDADANIA e de outros importantes parceiros que abraçaram a causa”, destacou Nara.

“As repetidas formaturas do Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul, que a cada ano formam mais de 100 jovens, oriundos de situações de vulnerabilidade social, constituem-se em provas evidentes de que o Projeto, apoiado pelo IVC, é exitoso em todos os seus objetivos. Sinto orgulho pelo IVC participar desse Projeto. Como cidadão, sinto-me honrado e agradecido pela Vida”, destacou Celson Matte.

Para o atual presidente do IVC, Reinaldo Fujimoto, uma nova etapa se inicia na vida desses jovens. “Essa formatura representa novas oportunidades e novas perspectivas na vida desses jovens e adolescentes. Ficamos muito felizes de poder apoiar uma iniciativa tão importante como essa do Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul”, destacou.

Comments are closed.