IDE - IVC

Novas perspectivas para presos da cadeia de Soledade, na Paraíba

Ação social da ONG IDE, apoiada pelo Instituto VIVA CIDADANIA, inaugura sala de informática para benefício de apenados

Os presos da cadeia pública de Soledade, na Paraíba, agora podem sonhar com novas perspectivas de futuro. Isso acontece graças à ação pioneira da organização não governamental (ONG) IDE, apoiada pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), que inaugurou, no final de julho, sala de informática e uma pequena biblioteca dentro da casa de detenção. A Justiça da Paraíba e a direção do presídio também apoiaram a iniciativa.

A ação social faz parte do projeto social IDE Prisional, presidida pelo pastor Jairo Henrique, e tem por objetivo a capacitação de apenados na área de informática, além de estimular a leitura e a busca do conhecimento durante o período de reclusão.

No projeto, serão ministradas aulas do curso básico de operador de micro, com duração de 4 meses, beneficiando 60 apenados. A ideia é incluí-los no mercado de trabalho após o término da pena. No novo espaço, também serão ministradas aulas da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os participantes do projeto também serão beneficiados com a remição de pena, abatimento esse que pode chegar a até 48 dias por ano sobre a pena a ser cumprida pelo apenado.

Para o pastor Jairo Henrique, o projeto representa um importante passo à frente na reabilitação dos apenados. “Esse projeto, pioneiro em cadeias públicas no país, representa um importante passo na reabilitação dos apenados. Ainda teremos cursos profissionalizantes, que poderão abrir as portas para novas oportunidades, depois do cumprimento da pena”, afirma ele.

A ação social também chamou a atenção da mídia local. Confira matéria sobre a inauguração da sala veiculada no Jornal da Paraíba, da Rede Globo de Televisão.

Comments are closed.