IVC participa de formatura de detentas em Torres (RS)

Projeto Sonho de Liberdade, que recebe apoio financeiro do IVC, formou 24 detentas em cursos profissionalizantes

O ano de 2018 começou com novas perspectivas para 24 detentas do presídio feminino de Torres (RS). Isso porque elas se formaram nos cursos de pintura de textura predial da construção civil; azulejo e instalação elétrica, e, assim que cumprirem suas penas terão uma nova profissão. A iniciativa dos cursos é do projeto Sonho de Liberdade, da Fundação Maçônica Educacional (FME), que recebe apoio financeiro do Instituto VIVA CIDADANIA, na categoria Liberdade Responsável. O projeto, que em 2018 chega à sua 6ª edição na oferta dos cursos, com o apoio do IVC em 5 delas, já profissionalizou mais de 500 apenadas dos presídios de Passo Fundo, Guaíba, Charqueadas e de Porto Alegre e Torres.

A cerimônia de formatura das 24 detentas do presídio de Torres (RS) aconteceu na última segunda-feira (29/1) e contou com a presença do presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna; da diretora do presídio feminino de Torres (RS), Ilônia Mensch; do delegado penitenciário da 1ª região, Ben Hur Calderon; do presidente da Fundação Maçônica Educacional do Rio Grande do Sul, José Nivaldo Brum; e da coordenadora de projetos da Fundação Maçônica, Rita de Cássia.

Para José Nivaldo, os cursos são importantes em especial na inserção das pessoas. “Os cursos são muito importantes na questão da preparação para a reinserção social, e, nesse contexto, agradecemos o valoroso apoio dos parceiros e do Instituto VIVA CIDADANIA, por estar conosco nessa empreitada.”, destacou o presidente da Fundação Maçônica.

A coordenadora de projetos da Fundação Maçônica, Rita de Cássia, destacou a importância dos cursos na vida das detentas. “A formatura foi muito boa, inclusive com o agradecimento de uma detenta, em nome de todas as formandas, que enalteceu a importância do curso e por ela poder, assim que cumprir sua pena, atuar como pintora profissional.”, ressaltou a responsável pelo projeto Sonho de Liberdade que acrescentou ainda a importância do apoio do IVC. “O apoio dos parceiros, em especial do Instituto VIVA CIDADANIA, é muito importante e nos passa uma sensação muito boa. Na formatura inclusive ressaltamos o valoroso apoio do Sr. Oswaldo Gebler que, com sua atitude de doar seus recursos para o IVC, e principalmente por acreditar na ressocialização das pessoas, é que podemos realizar projetos como esse que estão ajudando essas meninas a terem um futuro mais promissor.”

O presidente do IVC, Douglas Scortegagna, enalteceu a ação social do projeto Sonho de Liberdade. “Poder contribuir para que tantas pessoas tenham uma nova perspectiva de vida é o que buscamos a cada dia, e o projeto Sonho de Liberdade tem se mostrado um grande instrumento social nesse sentido”.

Veja mais na galeria

Comments are closed.