De forma voluntária, parabenizamos aqueles que praticam a verdadeira solidariedade

28/8 – Dia Nacional do Voluntariado

Hoje, 28 de agosto, a ANABB não poderia deixar de registrar o seu apreço àqueles que doam parte de seu tempo, trabalho e talento para ajudar o próximo. Hoje é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, que celebra o trabalho daqueles que se dispõem a agir continuamente em benefício de uma causa social ou comunitária. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 7.352, de 1985.

A ANABB homenageia, assim, aqueles que têm o coração voltado a servir. De forma especial, parabenizamos todos os voluntários do BB envolvidos nos projetos apoiados pelo Instituto VIVA CIDADANIA, que já beneficiaram milhares de famílias em todo o país, trazendo alento, provisão e apoio à profissionalização e a diversos tipos de ações que promovem melhor qualidade de vida para muita gente.

Regulamentado pela Lei n° 9.608/98, o trabalho voluntário é caracterizado como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

O trabalho voluntário é regido por alguns princípios, como solidariedade; participação; cooperação, com a junção de esforços entre a organização social e o voluntário; complementaridade, com o serviço voluntário complementando a ação da organização; gratuidade, já que o voluntário não é remunerado; responsabilidade; e convergência, devendo haver harmonia entre os ideais do voluntário e da organização.

A ANABB agradece, neste dia, a todos os voluntários que dedicam a sua vida à vida dos demais.

Comments are closed.