Pequeninos Teens 3 Oficial

Projeto apoiado pela ANABB E IVC beneficia cerca de 1.500 jovens na Paraíba

Projeto Pequeninos Teens oferece cursos gratuitos nas áreas de eletricidade, maquiagem e estética, barbearia, operador de computador e música para adolescentes de comunidades vulneráveis

Pesquisas feitas com empresas e jovens brasileiros mostram que os cursos técnicos abrem cada vez mais as portas no mercado de trabalho. Em um dos estudos, realizado pela Fundação Roberto Marinho, Arymax e Itaú Educação e Trabalho, 37% das empresas disseram que é difícil ou muito difícil contratar jovens do ensino médio e as principais dificuldades são falta de qualificação e de comprometimento.

Seguindo essa tendência do mercado é que a ANABB e o Instituto Viva Cidadania (IVC) investem em projetos que fomentam a formação de jovens por meio de cursos de qualificação. Um deles é o Projeto Pequeninos Teens, de Campina Grande (PB), desenvolvido pela organização não governamental IDE – Projetos Sociais, que acaba de formar mais uma turma que poderá buscar o primeiro emprego. 

O projeto oferece cursos nas áreas de eletricidade, maquiagem e estética, barbearia, operador de computador e música. As aulas são gratuitas e beneficiam adolescentes de baixa renda, entre 13 e 19 anos, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio (com assiduidade comprovada), ou tenham terminado os estudos.

BENEFICIADOS

Com o apoio da ANABB e do IVC, o Projeto Pequeninos Teens beneficiou, neste último ano, 789 alunos em Campina Grande e 679 em Soledade, outro município paraibano que também é impactado pelas ações.

O aproveitamento dos cursos é relevante: 65% dos jovens que entraram no mercado de trabalho estão diretamente ligados ao projeto. Outros 25% aproveitam o conhecimento para buscar emprego em diversos outros segmentos profissionais.

“Se não fosse pela ANABB e pelo IVC não teríamos nem 10% dos resultados alcançados”, destaca um dos coordenadores, Jairo Henrique.

Para conhecer mais sobre os trabalhos apoiados pelo IVC, clique em www.vivacidadania.org.br.

Comments are closed.