maos-talentosas-4-ivc

Mulheres de baixa renda resgatam dignidade com o apoio do Instituto Viva Cidadania

Projeto Mão Talentosas, desenvolvido pela Associação Edificar, beneficia trabalhadoras que buscam profissionalização e aumento da renda

Dar dignidade às mulheres de baixa renda por meio de um ofício precioso que é o corte e costura. Esse é o objetivo do projeto Mãos Talentosas, desenvolvido pela Associação Edificar no município goiano do Novo Gama, localizado no entorno do Distrito Federal.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Viva Cidadania (IVC), braço social da ANABB, e vem beneficiando centenas de trabalhadoras de baixa renda e presidiárias, que buscam profissionalização e aumento da renda familiar.

“A parceria do IVC permite a oferta de cursos profissionalizantes para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, uma vez que o Novo Gama tem alto índice de pobreza e violência”, destacou Adelai Quefar, coordenadora do projeto.  

As participantes recebem cursos de capacitação para produção de roupas, enxovais para recém-nascidos, máscaras, bolsas, entre outros objetos.  A ideia é que elas possam usar da criatividade para se sentirem produtivas e úteis para a sociedade, aproveitando materiais diversos disponíveis. Recentemente, as alunas produziram peças íntimas para internas do presídio feminino de Brasília, utilizando retalhos.

O apoio do IVC possibilitou a compra de máquinas de costura para a realização do projeto e vai beneficiar cerca de 600 mulheres. Os cursos são oferecidos duas vezes por semana, durante 4 meses. Para a coordenadora do projeto, “já é possível perceber que as mulheres estão resgatando a dignidade, pois estão tendo renda própria, não vendo mais a vida como uma derrota, mas como a oportunidade de vivê-la bem e melhor”, defendeu Adelai.

Comments are closed.