07-12-VOLUNTARIADO

Dia do Voluntariado destaca a importância da solidariedade

Funcionários do BB têm participação histórica em ações sociais. Associados da ANABB criaram Instituto Viva Cidadania para apoiar projetos voltados a famílias em situação de vulnerabilidade

O Dia Internacional do Voluntariado, comemorado no último sábado, dia 5 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para destacar a contribuição fundamental dos voluntários na diminuição das desigualdades em todo o mundo. Conforme a ONU, cerca de um bilhão de pessoas fazem a diferença diariamente nas comunidades em que vivem e/ou trabalham por meio de ações solidárias.

No Brasil, não é diferente. Há milhares de pessoas que se dedicam a melhorar a vida das pessoas, buscando reduzir as graves desigualdades de oportunidades e de condições sociais e econômicas existentes no País. Os funcionários do Banco do Brasil, da ativa e aposentados, são exemplo dessa atuação em benefício do próximo. Especialmente os associados da ANABB se dedicam à solidariedade, por meio do apoio do Instituto Viva Cidadania (IVC) a diversos projetos sociais.

As ações implementadas pelos associados da ANABB permitiram, por exemplo, a doação de aproximadamente 220 toneladas de alimentos na campanha Pessoas que Fazem a Diferença. As doações foram repassadas a cerca de 160 entidades beneficentes que contam com a ação voluntária dos funcionários do Banco do Brasil para distribuição a milhares de famílias duramente atingidas pela pandemia do novo coronavírus.

Desde 2014, quando completou seu primeiro ano de fundação, o IVC já apoiou 145 projetos sociais com recursos de cerca de R$ 8 milhões, beneficiando 31 mil pessoas. Os projetos apoiados desenvolvem ações em diversas áreas, buscando fortalecer a cidadania entre as pessoas atendidas, apoiando a geração de trabalho e renda para a autonomia financeira e fornecendo acesso à educação, à formação profissional, à saúde e à cultura e lazer.

O IVC também está contribuindo para a campanha Natal sem Fome, iniciativa da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A ação é realizada anualmente para que milhares de famílias brasileiras tenham acesso a um Natal mais digno e é considerada uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil brasileira. Ela conta com a participação da ANABB e dos funcionários do BB desde sua criação.

Para contribuir com a campanha Natal sem Fome, os associados da ANABB e todas as pessoas que queiram colaborar podem depositar qualquer valor na conta:

Banco do Brasil – 001

Titular: Associação Brasileira Para o Exercício da Plena Cidadania – Instituto VIVA CIDADANIA

CNPJ: 19.320.594/0001-46

Agência: 3382-0

Conta corrente: 33.000-0

Comments are closed.