2009

2º Prêmio CIDADANIA VIVA entrega prêmios para projetos sociais

Mais de 260 pessoas participaram do evento, que contou com a participação do cartunista Maurício de Sousa, o homenageado desta edição do prêmio

Emoção foi o sentimento que marcou a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Cidadania Viva, promovida pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC). A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 18 de setembro, em Brasília, e laureou os 10 projetos sociais que mais se destacaram pelas ações sociais desenvolvidas. Mais de 260 pessoas participaram do evento, que contou com a participação do cartunista Maurício de Sousa, o homenageado desta edição do prêmio.

Participaram do evento: o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, que também Diretor de Recursos do IVC; a vice-presidente Administrativa e Financeira da ANABB, Graça Machado, que também é Diretora de Projetos do IVC; o vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, que é presidente do IVC; o vice-presidente de Relações Funcionais, Haroldo Vieira; e o vice-presidente de Relações Institucionais, João Botelho.

Representantes de entidades também marcaram presença, tais como Banco do Brasil, Fenabb, AABB/DF, Cooperforte, Instituto Cooperforte, Instituto Bancorbrás, Federação dos Policiais Federais, Controlaria Geral da União, AFABB DF, Cassi, entre outras. Também estiveram representantes de instituições, comitês, Ongs e a imprensa.

Durante a cerimônia, Mauricio de Sousa ficou visivelmente emocionado e agradeceu, com lágrimas nos olhos, a homenagem. “Só me resta agradecer, ao IVC e a ANABB, pelo carinho. No início do meu trabalho, só desenhava para as crianças, elas foram crescendo e cultivando o gosto pela Turma da Mônica. É uma honra fazer parte da vida de tantas pessoas pelo país e pelo mundo afora. Isso é o que me faz prometer continuar a fazer as mesmas coisas que já fiz para o resto da minha vida”, disse o cartunista.

Em seu discurso, o presidente do IVC, Douglas Scortegagna, ressaltou a importância do 2º Prêmio Cidadania Viva, do voluntariado e do homenageado. “Hoje, em sua segunda edição, o Prêmio já nos permite aprender como é importante nossa solidariedade nos mais distantes e carentes rincões deste país. Ficam, de todos os projetos premiados, ótimos exemplos de criatividade, oportunidade e reaplicabilidade das ações vitoriosas. São exemplos maravilhosos de que com boa vontade, dedicação, doação pessoal e esforço coletivo, podem-se oportunizar melhores condições de uma cidadania digna a todos. O prazer se redobra quando temos a honra de receber entre nós o consagrado cartunista Mauricio de Sousa”, destacou Douglas.

O Diretor de Recursos do IVC, Reinaldo Fujimoto, destacou o apoio do Instituto aos mais diversos projetos sociais. “Embora tenhamos premiados 10 projetos, entendemos que todos os que apoiamos são tão importantes quanto os contemplados nesta solenidade. Sabemos que o espírito de solidariedade está presente entre os funcionários do Banco do Brasil”, disse Fuji.

Um dos convidados do evento foi o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministro Carlos Ayres Britto, que está a frente do Instituto Innovare, responsável por premiar iniciativas do Poder Judiciário. Ele agradeceu o convite e enfatizou o espírito de solidariedade e cidadania que faz parte do IVC e dos brasileiros. “Fazer uma celebração ao Mauricio é uma honra e fazer parte de um evento do Instituto Viva Cidadania que é tão inspirador como o próprio nome. Afinal, a cidadania é o segundo fundamento da Constituição, cidadania é a qualidade do cidadão que tem espírito público, abertura para o coletivo, que doa para as comunidades. Neste momento, renovo a minha esperança de que o Brasil supere todo o período de crise e que ainda iremos nos orgulhar cada vez mais de sermos brasileiros”, disse o Ministro.

Durante a cerimônia, o IVC apresentou um vídeo em reconhecimento ao trabalho e história de vida do cartunista. A orquestra Jovem Reciclando Sons, formada por crianças e jovens da Estrutural, fez uma apresentação especial em homenagem ao Mauricio.

Premiados

Os projetos selecionados nesta edição tiveram trabalhos focados na geração de renda, reintegração de presidiários, combate à prostituição infantil, incentivo à leitura, inclusão digital para portadores de necessidades especiais, qualificação profissional e musicalização. Os 10 selecionados foram escolhidos por uma Comissão Julgadora, formada por cinco membros com experiência em julgamentos similares no terceiro setor. No total, 67 ações sociais de 21 estados brasileiros concorreram aos prêmios. Os contemplados receberam prêmio em dinheiro, em um total de R$ 100 mil, e cada entidade recebeu troféu e Certificado de Participação.
Confira a ordem de classificação dos premiados

  • 1º colocado: Fortalecendo Famílias, da Fundação Assistencial e Educacional Betel – Cruzeiro do Sul (AC).
  • 2º colocado: Projeto Acuda, da Associação Cultural e Desenvolvimento do Apenado e Egresso, de Porta Velho (RO).
  • 3º colocado: Núcleo de Inclusão Digital, do Movimento Pró-Criança, de Recife (PE).
  • 4º colocado: Ide Projetos Sociais, da Organização Não Governamental, de Soledade (PB)
  • 5º colocado: Elos de Biblioteca, da Associação Comitê Elos da Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e Amigos, do Rio de Janeiro (RJ).
  • 6º colocado: Qualifica 164, da Casa de Ismael – Lar da Criança, de Brasília (DF).
  • 7º colocado: Doido pra Tocar, do Instituto Reciclando Sons, da Cidade Estrutural (DF).
  • 8º colocado: Aprender para superar, da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e Comunidade – Núcleo Goiás, de Goiânia.
  • 9º colocado: Livro de Graça na Praça, de Belo Horizonte (MG).
  • 10º colocado: Beleza Bernadete, da Associação Caminho de Emaús, de Conceição do Araguaia (PA).

Comments are closed.