logo

Saiba mais sobre os 10 projetos finalistas, escolhidos por suas ações em prol da cidadania

Ordem de classificação será conhecida no momento da entrega da premiação, nesta terça-feira (18/09), em Brasília (DF)

 

Os dez projetos finalistas já foram escolhidos pela Comissão Julgadora do 2º Prêmio CIDADANIA VIVA e tiveram seus nomes divulgados no site e redes sociais da ANABB. Abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre estas iniciativas sociais em prol da cidadania e da melhoria da qualidade de vida em comunidades vulneráveis (em ordem alfabética).

A ordem de classificação será conhecida no momento da premiação, a partir das 20h do dia 18/09/2018, no Auditório ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF. A solenidade contará com a participação do premiado cartunista Mauricio de Sousa, criador das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Ele será homenageado pela contribuição a uma formação cidadã das novas gerações de brasileiros e pelo trabalho social desenvolvido pelo Instituto Maurício de Sousa.

 

ACUDA

Associação Cultural e Desenvolvimento do Apenado e Egresso – ACUDA, Porto Velho/RO

O projeto atende jovens e adultos em situação de privação de liberdade para que, após o cumprimento das respectivas penas, possam retornar à família e à sociedade em condições de levar uma vida plena. São oferecidos aos apenados e seus familiares atendimento odontológico e de saúde preventiva, psicológico, exames, atividades culturais, esportivas e de lazer, apoio jurídico e terapias de reforço dos vínculos afetivos. O trabalho é estruturado em três pilares: educação, assistência e espiritualidade. Entre os cursos profissionalizantes ofertados aos detentos, estão: mecânica de carros e motos, marcenaria, tear, cerâmica, inclusão digital, plantas ornamentais e fabricação de vassouras com garrafas pet. São atendidos hoje 104 apenados e egressos. Desde seu início, o projeto já atendeu 3.200 pessoas.

 

Aprender para Superar

APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – Núcleo Goiás, Goiânia/GO

O projeto tem por objetivo a qualificação profissional de pessoas com deficiência na faixa etária dos 17 aos 59 anos, residentes na região de Goiânia (GO). O objetivo é oferecer o ensino de informática em conjunto com uma formação cidadã, incentivando a inserção do aluno no mercado de trabalho e a inclusão social. Para isso, proporciona qualificação nas áreas administrativas e de atendimento ao público, além de acompanhamento do desempenho profissional dos alunos contratados – inclusive com visitas às residências por assistente social. A primeira edição do projeto foi realizada entre março de 2017 e março de 2018, atendendo 33 alunos, 14 dos quais se encontram atualmente empregados. Dois dos alunos estão cursando faculdade, incentivados pela participação no projeto.

 

Doido para Tocar

Instituto Reciclando Sons, Cidade Estrutural/DF

O projeto fornece formação musical para crianças a partir dos 7 anos de idade na Cidade Estrutural (DF), região que abrigou até recentemente o maior lixão a céu aberto da América Latina. Os estudantes também recebem reforço escolar em período alternativo à educação formal. Aqueles de melhor desempenho são acompanhados até a fase de profissionalização, de forma a fomentar a cultura nas comunidades atendidas por meio de concertos, ao mesmo tempo em que é gerada renda aos integrantes por meio de apresentações remuneradas. São oferecidas oficinas de canto coral, orquestra, teoria musical, musicalização infantil, instrumentos (violino, viola clássica e violoncelo), língua inglesa e língua portuguesa. Desde 2001, foram atendidos mais de 3 mil alunos – 150 frequentam as aulas por semestre.

 

Elos de Bibliotecas

Associação Comitê Elos da Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e Amigos, Rio de Janeiro (RJ)

O projeto prevê a criação e manutenção de bibliotecas comunitárias, visando a formação de leitores, a disseminação e democratização da cultura e a geração de autonomia e cidadania nas comunidades do Ponto Chic (Nova Iguaçu), Árvore Seca (Complexo do Lins) e Criança Esperança (Complexo do Chapadão). Muito além dos espaços físicos disponibilizados a estas comunidades, as bibliotecas oferecem atividades dentro e fora das respectivas sedes como contação de histórias, malas artes (visitas a casas de moradores para entrega de malas com livros, jogos e DVDs para empréstimo), poesia ao pé do ouvido, guarda-chuva de poemas, gincanas, concursos e demais atividades culturais nas calçadas, ladeiras, ruas e nas portas de escolas. Desde 2015, foram atendidas em torno de 1,2 mil pessoas pelas três bibliotecas.

 

Fortalecendo Famílias

Fundação Assistencial e Educacional Betel, Cruzeiro do Sul/AC

O projeto atende crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, abuso e violência sexual, psicológica e física em cinco municípios do Vale do Juruá (AC) – Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves –, promovendo a proteção, o fortalecimento de vínculos e a reintegração familiar. Para isso, mantém unidade de acolhimento institucional provisório (com espaço para 20 crianças e adolescentes de zero a 18 anos, de ambos os sexos); trabalha o desenvolvimento da autoestima e o resgate dos laços afetivos; busca famílias substitutas (quando a reintegração familiar não é mais possível); e incentiva a inserção escolar e a inclusão social. O projeto atende integralmente cerca de 70 crianças e adolescentes, beneficiando outras 1,5 mil com palestras e atividades dirigidas.

 

IDE – Projetos Sociais

Organização Não Governamental – IDE, Soledade/PB

O projeto presta assistência social, educacional, profissionalizante e na área de saúde para a população em geral, tendo como foco famílias de baixa renda que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. As ações atendem crianças de zero a 12 anos, incluindo pessoas com necessidades especiais e com seus direitos violados, adolescentes, jovens, adultos, presidiários e idosos. Entre as atividades, está o funcionamento de um restaurante que, ao mesmo tempo em que fornece alimentação de qualidade às famílias, qualifica jovens e adultos para o mercado de trabalho. As ações atendem, direta ou indiretamente, mais de 2 mil pessoas em Soledade (PB) e municípios vizinhos.

 

Livro de Graça na Praça

Livro de Graça na Praça, Belo Horizonte/MG

O projeto tem como finalidade democratizar o acesso ao livro e incentivar o gosto pela leitura por meio da produção e distribuição gratuita de livros (especialmente editados para o evento) em praças públicas de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia (MG), Crato (CE) e Manaus (AM). Deste modo, visa desenvolver a educação, promover a inclusão cultural, oferecer oportunidade a novos escritores e permitir a interação entre autores e leitores. Em 15 anos, 256 autores de várias regiões do país cederam gratuitamente seus textos para o projeto, permitindo a edição de 18 livros de contos, nove cordéis (sendo um em braille), seis obras infanto-juvenis e uma peça de teatro, além da distribuição de 50 outros títulos doados pelos autores, entidades parceiras e editoras. Neste período, foram distribuídos gratuitamente mais de 350 mil livros, atingindo cerca de um milhão de leitores.

 

Núcleo de Inclusão Digital

Movimento Pró-Criança, Recife/PE

O projeto destina-se à formação educacional e profissional nas áreas de recondicionamento de computadores, robótica, web design e iniciação à informática, desenvolvendo o empreendedorismo social e utilizando-se de ações ecologicamente sustentáveis. O público principal são as crianças, adolescentes e jovens entre os 10 e os 25 anos de idade de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou em cumprimento de medidas socioeducativas. Os equipamentos recondicionados nas oficinas ministradas são doados a núcleos comunitários de Recife (PE) e região, contribuindo para a propagação do acesso à tecnologia. Dentro das oficinas, o voluntariado é abordado de forma expressiva, buscando despertar nos jovens o espírito de solidariedade. A cada ano, o projeto encaminha ao mercado de trabalho cerca de 80 jovens.

 

Projeto Beleza Bernadete

Associação Caminho de Emaús, Conceição do Araguaia/PA

O projeto visa o empoderamento por meio da geração de trabalho e renda para adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos em situação de vulnerabilidade social no município de Conceição do Araguaia (PA), vítimas da prostituição, da exploração sexual e do tráfico de drogas. São oferecidos às adolescentes e suas famílias os cursos de formação e qualificação profissional de cabeleireira, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas e colorimetria básica. São atendidas atualmente pelo projeto 40 adolescentes, além de seus familiares. No total, considerando o público de abrangência das demais iniciativas mantidas pela mesma entidade, o Projeto Beleza Bernadete atinge indiretamente mais de 800 pessoas na região.

 

Qualifica 164

Casa de Ismael – Lar da Criança, Brasília/DF

O projeto oferece o aprendizado de uma profissão, propiciando a redução do desemprego da população juvenil do Distrito Federal e entorno, de forma a reduzir também os níveis de exclusão social. Intenção é que os jovens ganhem autonomia e mudem sua realidade social. São atendidos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, acolhimento institucional ou em outras situações de vulnerabilidade social. O projeto ofereceu, entre 2015 e 2016, 180 vagas nos cursos de auxiliar administrativo e de montagem e configuração de computadores; entre 2017 e 2018, disponibilizou outras 164 vagas nos cursos de auxiliar de contabilidade e auxiliar de departamento de pessoal.

Comments are closed.